O Prazer...
Cotovia@mafalda.carmona
...da Leitura - Marcel Proust.
{Livros e Leituras}
Da colecção "gabinete de curiosidades" que deduzo venha da tradução de um objecto que me apaixona, este pequeno livro, um "curiosity cabinet" é um lugar reservado a relembrar as nossas preciosidades, em leituras, colecção de memórias com formatos muito diferentes, e começa assim:
"Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido¹. Tudo quanto, ao que parecia, os enchia para os outros, e que afastávamos como um obstáculo vulgar a um prazer divino: a brincadeira para a qual um amigo nos vinha buscar na passagem mais interessante, a abelha ou o raio de sol incomodativos que nos obrigavam a erguer os olhos da página ou a mudar de lugar,(...)"
Em nota ² podemos ler (não a ¹ que é uma outra referência não relevante para o contexto deste meu postal):
"Confesso que um certo emprego do imperfeito do indicativo - desse tempo cruel que nos apresenta a vida como qualquer coisa simultaneamente efémera e passiva, que, no próprio momento em que define as nossas acções, as impregna de ilusão, as dilui no passado sem nos deixar como o perfeito, o consolo da actividade - permaneceu para mim uma fonte inesgotável de misteriosas tristezas."
E aqui chegando, a pergunta que tenho é a seguinte:
É a leitura uma fonte real de prazer, e é esse prazer fonte de inspiração e motivo para se querer, também escrever? Se partirmos do pressuposto de que todos somos inicialmente leitores e só depois surge a vontade, e capacidade, para escrever.
Além deste jogo de palavras em forma de questão, fica a lista de alguns dos meus livros amigos, pois cada um contribui para construir a pessoa que sou. Apesar de não ter nada contra os e-books, quando em papel, cada um me traz o momento em que o encontrei, ou quem o ofereceu, e a época em que o li, memórias preciosas.
Sem ordem especial, assinalados os lidos. Serão para ler e reler, é sempre bom voltar onde fomos felizes, gosto desse risco. Outra pergunta:
E vocês? Quais os vossos riscos preferidos? Risos também, nunca estão a mais.
Finalmente ficam os votos de uma semana muito feliz para todas vós Pessoas, e a lista de alguns dos livros que amo e outros que poderei vir a amar:
Gabriel García Márquez Viver para Contá-la D.Quixote
António Damásio O Sentimento de Si Círculo Leitores ✓
Matthew McConaughey Luz Verde Lua de Papel✓
Rosalie Ham A Modista Presença ✓
Clara Pinto Correia Mais Marés do que Marinheiros Relógio de Água ✓
Hernest Hemingway O Velho e o Mar Livros do Brasil ✓
Alan de Botton Uma Semana no Aeroporto D. Quixote
José da Xã Quatro Desafios de Escrita ✓
Ludgero Nascimento dos Santos A Mulher do Comandante Alfarroba ✓
Francisco Carita Mata De Altamira Fiz um Ramo ✓
Ricardo Araújo Pereira Coisa que nem Edifica nem Destrói Tinta de China
António Lobo Antunes O Esplendor de Portugal D. Quixote
Chitra Banerja Divakareem A Senhora das Especiarias Booket ✓
Miguel Sousa Tavares Rio das Flores Oficina do Livro.
Como não poderia deixar de ser, um terceiro momento para mais uma pergunta:
Numa frase, ou num parágrafo, querem partilhar a descrição de qualquer coisa que amavam fazer quando crianças, e como isso vos fazia sentir?
Beijinhos e Abraços a todas vós Pessoas Lindas (e para as feias como eu... também).
Boa segunda-feira, bom início de semana!