Quase
Cotovia@mafalda.carmona
Quase Nascer-do-Sol
{Quase Soneto Heróico}
Repentinas mudanças e andanças;
Desfechos de final imprevisível
Tornam a rectidão dado irrisível
Em juras de amor à destemperança.
Labuta incessante dos insensíveis,
Lavram as madrugadas de esperança
Despidas de razão, nuas de força
Rendidas ao egoísmo dos corruptíveis.
O corpo convertido num poema,
Vai e explora o mundo amargo e tão terrível,
Cada vez menos doce e nada incrível
Pois a transformação é teorema
De enunciado hermético e impossível
A sua forma abstracta, opção difícil.
@mafalda.carmona
15.11.2024
Olá Pessoas!
Bom dia, boa sexta-feira, já sabemos, o meu dia preferido e dia de publicar um novo postal aqui no espaço do SapoBlogs.
Hoje com um "quase" soneto. E podem perguntar porquê um quase soneto? Porquê um quase nascer-do-sol?
E eu respondo, embora tenha lido em algum lado a dica de que explicar a poesia, ou quaisquer explicações, são totalmente desnecessárias, mas na verdade não tenho o hábito de seguir dicas, prefiro continuar a ser uma descobridora ou achadora.
Assim, o lema da faculdade onde fiz a licenciatura de Arquitectura, era exactamente "Sol Lucet Omnibus". Coisa em que factualmente todos acreditamos porque o podemos observar diariamente (assim sejamos pessoas matutinas e o céu esteja descoberto, ou nos recordemos que mesmo nublado, o sol continua a nascer mesmo que não estejamos lá para o observar). No entanto, e exactamente por as coisas continuarem a acontecer mesmo quando não estamos, ou exactamente por isso mesmo - pela nossa activa ausência - , estamos cada vez mais longe da realidade de igualdade, fraternidade que este lema enuncia e promete desde os primórdios da civilização.
E com honestidade na apreciação, não apenas da realidade próxima do nosso país, mas no mundo, temos de reconhecer que nomeadamente em relação à discriminação de género, se observa um retrocesso inconcebível.
Foi assim que nasceu este quase Soneto, com um tom reflexivo e de crítica, talvez até um certo activismo, pois a nossa sobrevivência enquanto sociedade saudável depende a força e capacidade para fazermos as mudanças necessárias, que as gerações que nos antecederam impulsionaram e onde conseguiram alcançar grandes progressos, mesmo que não perfeitos, tal como as quase-rimas, o caminho tem de ser possível mesmo dentro das limitações, para continuar o caminho que se iniciou até a realidade reflectir o que são os direitos fundamentais estabelecidos para todos e todas as que vivem debaixo do mesmo sol, no mesmo planeta.
Votos de boas leituras, escritas, que tenham uma boa sexta-feira Pessoas!
Força!
Mafalda.
#poesia #poema #quasesoneto #nascerdosol #reflexão #transformação #autoconhecimento #críticasocial #poesiamoderna #literaturacontemporanea #arteempalavras #poesiaportuguesa #poesiafilosofica #escritorapoetica #madrugada #inspiração #metáforas #poetisando #versosqueinspiram #almaempoesia #pensamentos