Sorte
Cotovia@mafalda.carmona
(*)
Sorte
**
Quando a vida desanda e te empata,
É triste mas não pares Cotovia,
Que amanhã te espera mais um dia,
Nesta existência que crês democrata.
*
Se não sabes, tens dúvidas, aguenta.
Que muito alcança quem sempre porfia,
É nessa vã esperança que confias,
É ela a subtil balança que te sustenta.
*
Porventura terás más notícias,
da barbárie, da guerra, doença e fome,
bem de quem sofre as suas consequências.
*
Não chores, nem te percas, ou ao teu norte,
Faz, vive em comunhão, e não te esqueças,
Luta pela Paz, não estás só, por sorte!
****
Mafalda Carmona
11.05.2023 00.22
(*) Fotografias do Menir dos Namorados, Mafalda Carmona
P.S.
Esta fotografia foi tirada junto do Menir dos Namorados na estrada que vai de Évora para o Redondo, no dia 25 de Abril, quando fui festejar a data no Alentejo. O pormenor do poste com a indicação da A13, captou a minha atenção pois o número 13 tem grande significado, e está a aproximar-se o dia 13 de Maio, dia de Nossa Senhora se Fátima, sendo que existirão outras coincidências numéricas relacionadas com número 13, mas que ficam para um outro postal.
Assim, o Menir dos Namorados, que no Google é indicado como Pedra dos Namorados, fica na estrada que vem de Évora para o Corval e que passa por Reguengos e segue para a Praia fluvial de Monsaraz.
Deixo aqui a ligação do Google Maps para que possam ter as referências correctas para melhor chegar a este ponto no Alentejo:
Rocha dos Namorados
https://maps.app.goo.gl/eoF8HpHNPUt6dJ2j9
Neste postal, e por ter incluído a foto com o número 13, onde se adivinha o Menir dos namorados haverá motivo para partilhar mais três fotografias do Menir e da placa com os dizeres informativos e fotografados para posterior referência que aqui vos deixo, Pessoas.
Podem perguntar se atirei pedra ou não, e será questão cuja resposta é fácil de adivinhar, mas em meu favor tenho a desculpa de só ter lido a placa já em casa quando estive a rever as fotografias que tirei, e confesso que não fiz nada como manda a tradição, por pura incompetência em ler as instruções.
Agora não sei quem de vocês arriscaria fazer a pergunta à qual o Menir, segundo a tradição, daria resposta?
" Afloramento natural, tem cerca de 7 metros de perímetro superior e a forma de um cogumelo. Apresenta várias 'covinhas' naturais, que se podem relacionar com as verdadeiras covinhas gravadas, elementos gráficos de significado desconhecido, mas comuns no megalitismo. Apresenta igualmente uma cruz que deve ter sido talhada para cristianizar um antigo ritual de fertilidade.
Ainda hoje, as jovens tentam colocar uma pedra no topo da rocha, atirando de costas e com a mão esquerda. O número de tentativas falhadas significava o número de anos de espera até ao casamento."