E se...? 1Foto 1Texto #1
Desafio 1foto 1texto
Cotovia@mafalda.carmona
(1)E se... chovessem arco-íris?
**
Chovem arco-íris,
são tal qual purpurinas
em voo de pardal.
*
Gotas pintam os beirais,
risos nas curvas e esquinas .
****
Mafalda Carmona
28.07.23 | hr 7:04
editado 28.07.23 | hr 15:05
P.S.
Nesta semana a Isabel imsilva, bloguer do "Pessoas e Coisas da Vida" propôs, se assim quiséssemos, um desafio, "1foto 1texto", a realizar uma vez por semana, num dia à escolha, que no caso da Isabel irá ocorrer às sextas-feiras, assim como aqui na Cotovia e Companhia pois aceitei o desafio, encarado como providencial, e em sintonia com a vontade da Isabel também tenho tentado fazer a publicação de postais três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas.
Como tenho maior disponibilidade para escrever ao fim-de-semana, as publicações de segunda e quarta são tranquilas, mas a sexta-feira tem sido o dia mais complicado para escrever e publicar o postal, e assim este desafio será cumprido com os postais das sextas-feiras que passarão a ser resposta ao desafio.
No meu caso, irei interpretar este desafio de "1 texto 1 foto", com uma ligeira derivação em que o texto responderá sempre a uma pergunta começada por:
"E se...?"
E a resposta será dada com um poema Waca, de origem japonesa com apenas cinco versos, 1 terceto com versos de 5-7-5 seguido de 2 versos de 7 sílabas poéticas.
(2) Assim, para esta primeira fotografia, a pergunta é:
#1 "E se chovessem arco-íris?"
Aqui fica também a foto completa:
(3) e (1)fotografia de Mafalda Carmona, arco-íris em Lisboa, 2023.
(2) definição de poema Waca.
P.S.#2
P.S.#3
Editei o poema alterando o último verso de "Risos nas curvas esquinas" para "Risos nas lindas fachadas" e ainda pensei melhor e passou "Riso encantado em fachadas" depois de ler o comentário da querida bloguer Beatriz "Aprendizagens e Reflexões", e depois, porque já existiam comentários voltei a por o verso final no mesmo sítio, só com um pequeno detalhe acrescentado, "Risos nas curvas e esquinas".
Obrigada Beatriz, um bocadinho de arco-íris para as mini Pessoas, que gostariam de ver arco-íris nos bosques no meio das árvores e eu gostaria de os ver nos prédios das cidades, e nos campos e aldeias, e por todo o lado. Assim, aqui fica também para ti um poema livre como as crianças e o vôo dos pardais:
"E se chovessem arco-íris?"
Chovem arco-íris
nas janelas das casas,
nas ruas das cidades,
nos campos e aldeias.
Como purpurinas
pintam as fachadas,
as asas dos pardais,
iluminam os bosques.
Gotas de todas as cores,
escorrem nos beirais,
fazem poças nas calçadas,
risos em lindas fachadas.
Voam e sobrevoam,
todos que passam,
e tudo fica colorido
de imensas alegrias.
Mafalda Carmona
28.07.23 | hr: 14:39
[Ri/sos/ nas/ lin/das/ fa/cha/das (7)]
[Ri/so en/can/ta/do em/fa/cha/das (7)]